Comumente referida como cirurgia de lifting de mama (ou a cirurgia para erguer as mamas), a Mastopexia pode reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama. Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:
- Gravidez,
- Amamentação,
- Oscilações de peso,
- Envelhecimento,
- Gravidade,
- Flacidez da pele
- Hereditariedade.
Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. Muitas vezes associa-se a Mastopexia com a Mamoplastia de Aumento, realizando-se a retirada do excesso de pele e tecido mamário e introduzindo a Prótese Mamária para uma volumização mais harmônica das mamas.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica,
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
- Fazer um exame de imagem antes da cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário,
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
- Evitar tomar aspirina, medicamentos naturais e alguns outros medicamentos, pois podem aumentar o sangramento. Por isso é muito importante avisar o seu cirurgião plástico todos os medicamentos que está utilizando ou que pretende utilizar antes de sua cirurgia
Pós-operatório
Após o procedimento, serão colocados curativos sobre as incisões. Será necessário usar o sutiã modelador para reduzir o inchaço e sustentar as mamas. É muito importante seguir as orientações do seu cirurgião plástico para que a sua recuperação pós-operatória seja a mais adequada possível.
Resultados
O resultado final de sua mama aparecerá ao longo dos meses. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo.
Com o tempo, seus seios provavelmente continuarão a mudar devido à todos os fatores citados acima e o resultado provavelmente permanecerá por mais tempo se você não ficar alterando o seu peso e se mantiver um estilo de vida saudável.