Neste procedimento, há a remoção do excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos,restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruído, frouxo e flácido.
As causas mais comuns destas situações incluem:
- Gravidez,
- Envelhecimento,
- Oscilações significativas no peso,
- Hereditariedade,
- Cirurgia prévia.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica,
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
- Fazer um exame de imagem antes da cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido,
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
- Evitar tomar aspirina, medicamentos naturais e alguns outros medicamentos, pois podem aumentar o sangramento. Por isso é muito importante avisar o seu cirurgião plástico todos os medicamentos que está utilizando ou que pretende utilizar antes de sua cirurgia.
Pós-operatório:
A recuperação total da abdominoplastia dá-se após alguns meses. É comum edema (inchaço) e equimoses (roxos) no pós-operatório, por isso é importante utilizar malha modeladora e realizar drenagens linfáticas como forma de complementação e otimização do resultado. É comum sentir dor e desconforto nos primeiros dias, por isso é fundamental utilizar os medicamentos prescritos pelo seu cirurgião plástico para amenizar essas queixas.
Resultados:
Geralmente, os resultados são visíveis após 30-90 dias, período no qual a maior parte do inchaço já reduziu, ficando a barriga mais harmônica com o seu corpo, principalmente quando se associa a lipoescultura no mesmo tempo cirúrgico.