Se as orelhas salientes (em abano) ou com alguma sequela incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica nas orelhas, chamada de Otoplastia como alternativa para a correção do problema. A Otoplastia é uma cirurgia considerada reparadora e pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.
Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima. Esta cirurgia já pode ser realizada durante a infância evitando-se , muitas vezes, danos psicológicos às crianças devido ao grande potencial de sofrerem Bullying na escola.
Pós-operatório
É normal haver desconforto logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor. Na maioria das vezes opta-se por utilizar uma faixa nas orelhas por 15 à 30 dias (podendo variar o período de acordo com a avaliação de seu cirurgião). É importante seguir as orientações do seu cirurgião plástico para um pós-operatório adequado.
Resultados
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. É comum um edema ( inchaço ) nas primeiras semanas que vai reduzindo com o passar dos dias. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas localizam-se na parte de trás da orelha ou em suas dobras naturais e tendem a melhorar com o passar do tempo, porém são permanentes como qualquer cicatriz.
Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.