Também conhecida como Ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes. Essa alteração pode interferir no funcionamento normal diário do paciente, pois, muitas vezes, traz danos psicológicos ao mesmo. O aumento da mama masculina pode ser devido a alteração hormonal (inclusive uso de anabolizantes), obesidade, hereditariedade ou até mesmo devido a alguma doença. A cirurgia pode ser realizada através da ressecção de tecido , através da lipoaspiração ou da associação das técnicas citadas e pode ser em regima ambulatorial (alta no mesmo dia).
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
• Parar de fumar bem antes da cirurgia,
• Evitar tomar aspirina, medicamentos naturais e alguns outros medicamentos, pois podem aumentar o sangramento. Por isso é muito importante avisar o seu cirurgião plástico todos os medicamentos que está utilizando ou que pretende utilizar antes de sua cirurgia.
Pós-operatório
Após a cirurgia, um curativo cobrirá suas incisões e uma malha pode ser usada para diminuir o inchaço e dar sustentação à mama operada.
Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.