Também conhecida como Mamoplastia Redutora, a redução de mama remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.
Seios excessivamente grandes podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde, sendo considerada uma cirurgia plástica reparadora em alguns casos. O peso do tecido mamário em excesso pode prejudicar sua capacidade de levar uma vida ativa.
O desconforto emocional e o autoconhecimento, muitas vezes, associados a seios grandes e caídos, é um problema para muitas mulheres, pois podem causar desconforto e dor.
Preparando-se para a cirurgia
Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames laboratoriais ou avaliação médica,
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
- Fazer um exame de imagem antes da cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário,
- Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
- Evitar tomar aspirina, medicamentos naturais e alguns outros medicamentos, pois podem aumentar o sangramento. Por isso é muito importante avisar o seu cirurgião plástico todos os medicamentos que está utilizando ou que pretende utilizar antes de sua cirurgia.
Recuperação pós-operatória:
Quando o procedimento de redução da mama é finalizado, será realizado um curativo em suas mamas. Poderá ser utilizado um sutiã específico pós-cirúrgico para minimizar o inchaço e sustentar os seios. É muito importante seguir as orientações de seu cirurgião plástico no pós-operatório, pois os cuidados após a cirurgia são fundamentais para uma evolução adequada.
Resultados
O novo tamanho da mama poderá ajudar a aliviar a dor e as limitações físicas existentes previamente à cirurgia. A mama mais proporcional poderá melhorar sua autoestima e autoconfiança. No entanto, ao longo do tempo, seus seios podem mudar devido ao envelhecimento, às oscilações de peso, aos fatores hormonais e à gravidade.